Imagina que você está saindo do trabalho, são apenas 20 minutinhos de pedalada para chegar em casa e começa a fechar o tempo. Bom, não se desespere!

A bicicleta elétrica é projetada igual as bicicletas convencionais, então ela não é de açúcar e pode sim se molhar um pouco. Mas os fabricantes advertem: sua bike é RESISTENTE à água, não à prova.

É indicado que a sua bicicleta elétrica fique guardada em locais secos e protegidos, longe das ações do tempo. Além disso, fique atento aos sinais de corrosão e oxidação. Confira aqui alguns cuidados que você pode ter quando o banho de chuva for inevitável:

*Redobre a atenção, a tração do motor elétrico aumenta a chance de escorregar.


*Evite poças ou valetas que possam respingar água por baixo dos componentes elétricos, especialmente no motor, que fica mais próximo do solo, no cubo da roda ou no movimento central.

*Ao chegar no destino, limpe e seque os contatos elétricos com um pano seco.


*Retire a bateria e enxugue todos os pontos de contato elétrico, aproveite para certificar-se de que estão livres de corrosão.


*Se a chuva for MUITO FORTE, é melhor desligar o auxílio elétrico e só religá-lo quando a bicicleta elétrica já estiver seca.

Como prevenção, você pode seguir algumas dicas para melhorar a impermeabilização:

*Nos contatos elétricos, é indicado utilizar graxa dielétrica, um suprimento não-condutor feito de silicone e projetado para vedar a umidade e evitar a corrosão. Por ser não-condutor, esta graxa não aumenta o fluxo de corrente elétrica, sendo ideal para conexões elétricas expostas à umidade e sujeira.

*A vaselina também pode ser uma alternativa para repelir a água.

*Quando necessário, utilize fita isolante líquida, que além de isolar também protege da umidade.

*A fita de autofusão de silicone é outra alternativa para impermeabilizar os contatos elétricos. Esta fita não possui adesivo (adere a si mesma, por isso, o nome autofusão) e não deixa resíduos quando removida. É muito resistente à umidade, suporta temperaturas extremas e tem capacidade de isolamento superior à fita isolante.

*O magipack (filme transparente) pode ajudar a proteger os componentes elétricos em uma chuva.

*É aconselhável que o fio do motor, quando este é no cubo, fique na parte de baixo. Caso contrário, ele se torna um cachimbo, coletando a água da chuva, o que pode prejudicar o funcionamento do motor.

Além dos cuidados com a parte elétrica, é interessante você ter para-lamas, sistema de iluminação, sacos plásticos para guardar documentos ou bagagem, e uma boa capa de chuva. Além disso, tenha cuidado, pois as ruas ficam mais escorregadias e alguns desníveis e buracos podem ficar escondidos pela água.

DICA: O papel filme transparente pode ajudar a proteger os componentes elétricos da sua bike em uma chuva.

Fonte: Revista Bicicleta